Para alguns fenômenos, 80% das consequências vêm de 20% das causas. Em 1906 Vilfredo Pareto, economista italiano,  observou que 80% da riqueza da Itália vinha de 20% da população. Nasce então a Lei de Pareto,  sugerida por Joseph M. Juran. A regra se aplica a tudo e ajuda a entender como melhorar processos, ter foco e obter melhores resultados. Vamos ver!

Em qualquer loja de varejo 20% dos vendedores serão responsáveis por 80% das vendas. Nos negócios 20% dos clientes são responsáveis por 80% dos lucros. 80% dos livros vendidos são de autoria de 20% dos autores. As percentagens podem variar entre 85/15 ou 75/25, dependo dos problemas analisados. Mas a verdade é que dificilmente fogem a esta proporção.

Você deve estar se perguntando: como posso aplicar essa lei dentro do meu negócio e vender mais?

Bem, a regra é simples. Se concentre nesta conta: 20% dos seus clientes são responsáveis por 80% das suas vendas. Mas, você sabe quem são estes 20%? Se são eles os responsáveis por seu lucro maior, vale a pena conhecê-los, não é mesmo!? Ao invés de aumentar a verba do marketing para ações gerais e sem foco, você pode concentrar diretamente o investimento nesta clientela, direcionar as ações, planejar incentivos para compras periódicas, criar um canal de comunicação, campanhas, emails segmentados, entre outros. Isso se chama ativação!

A Giver desenvolveu soluções para retenção e ativação de clientes, justamente para que grandes redes, franquias e empresas do varejo concentrem suas operações neste grupo. Porém, as ferramentas também permitem que a marca se comunique de forma eficaz com todos os clientes fidelizados da loja e tenha o perfil, as informações de compra, a média de consumo, preferências e comportamento.

A Lei de Pareto se aplica tanto para os negócios quanto na vida pessoal. Portanto elimine tudo que te consome energia e é desnecessário e tenha foco nos seus objetivos primordiais. Assim, você terá mais tempo e melhores resultados. Descubra com a Giver quais clientes lhe garantem 80% dos lucros, foque suas ações neste público, ofereça diferenciais, produtos novos, facilidades de compra, bônus para voltarem mais rápido e prepare-se para vender mais.